O que é preciso para começar a programar em Python?

Python é amplamente divulgado com uma das melhores, senão a melhor linguagem de programação para iniciantes, sua sintaxe fácil e limpa, boa documentação e tem uma forte comunidade dando apoio as suas dúvidas, porém sempre encontramos artigos listando diversos links interessantes, fontes de conteúdo e referência, mas nenhum deles ensina diretamente como começar rapidamente a programar em Python, tendo um sistema completo de desenvolvimento, sem rodeios.

Primeiramente é necessário que seja instalado Python, ou se caso ainda está nos primeiros passos e gostaria de praticar alguns códigos ou exercícios, recomendo a dar uma olhada no repl.it, códigos online sem a necessidade de configurações mais complexas. Se caso você usa algum sistema Linux ele já está instalado nativamente, basta você digitar no terminal “python” que você entrará diretamente no shell de desenvolvimento.

Para melhor aproveitamento, é indicado que você perca o medo do terminal e utilize seus poderosos comandos, sua curva de aprendizado será mais curta.

Depois será legal que tenha um editor de texto para poder criar seus códigos, indico o Notepad ++ e Pspad para Windows, e Sublime Text 2. Se caso você estiver no Linux, procure pelo Dreampie, ele é um aplicativo poderoso que irá te auxiliar bastante, informando seus erros e indicando os locais aonde possa estar corrigindo-os.

Também temos o iPython que é sensacional, ele é o shell do Python mais poderosos, podendo ter maior flexibilidade e desempenho.

Comece fazendo uns exercícios simples, tais como o que encontramos na PythonBrasil, coisas que te darão uma boa base a respeito da linguagem e suas peculiaridades, fazendo o perder o medo pouco a pouco.

Vá ao guia de referência Python que criei aqui no site, tem uma lista bem bacana de diversos links que irão esclarecer alguns conceitos e tirar dúvidas, além da lista de locais aonde encontrar respostas aos problemas que enfrentamos diariamente aqui.

Se caso tiver alguma dúvida ou informação que precise, comente logo abaixo e irei te mostrar algumas opções para que você possa aprender rapidamente, corretamente e sem dores de cabeça.

Grande abraço!

12 comentários sobre “O que é preciso para começar a programar em Python?

  1. Não tenho educação formal em programação. Sou apenas um entusiasta que quer aprender a programar nas horas vagas e finais de semana. Tens algum livro/material sobre Lógica de Programação, algoritmos etc… Penso que é melhor começar por aí antes de partir para exemplos e detalhes da linguagem, não?

    • Tullyo, primeiro acho bem legal você ouvir esse podcast sobre Python, nele irão comentar sobre a linguagem, uma introdução ótima – http://migre.me/cWcDh , logo depois assista esses vídeos tutorias do Osvaldo Santana, dão uma boa base sobre tipos de dados e lógica de programação – http://migre.me/cWcDU

      Quando se sentir mais a vontade, tente ler esse livro, dá passo a passo facilmente, dando dicas bem legais, infelizmente é em inglês – http://migre.me/cWcGl e quando já tiver confiança, veja esse site, te ensina a criar um site rapidamente com Web2py, mostrando metodologias e boas práticas http://migre.me/cWcIW.

      Acredito que com essas etapas ao final você será uma pessoa capaz de criar poderosos aplicativos com facilidade, esses links dão uma base bem legal sobre abordagem de programação. Mas claro que cada um tem sua forma de aprendizado, cabe cada um descobrir a melhor forma de se adaptar. Se caso os links que passei não achou interessante, me fale que te encaminho outras fontes que talvez possa te interessar.

      Grande abraço!

  2. Olá, já tentei bastante aprender python, li tutoriais, baixei videos, comprei livros… e tá difícil… tenho pouco tempo para isso, e na maioria das vezes parece que a coisa não está rendendo. Então seguindo sua recomendação do último parágrafo quero saber o que você tem pra me dizer sobre “possa aprender rapidamente, corretamente e sem dores de cabeça.”

    Obrigado e ótimos textos os seus!

    • Virthus, somos 2. Cansei de tanto ler livros, tutoriais e diversas outras formas para tentar reter o aprendizado. Como comentei com o Tullyo, cada um tem uma forma de aprendizado, indico 4 coisas que acredito que farão muita diferença e melhorará muito a sua forma de aprendizado:

      Veja os vídeos da Ana Laura: http://www.youtube.com/user/apblopes – Os vídeos dela são sensacionais, tem umas dicas show de bola que podem te ajudar a descobrir a sua forma de aprender as coisas, além de mudar alguns de seus hábitos que podem estar de atrapalhando.

      Veja também os vídeos de desenvolvimento Python do Osvaldo Santana: http://migre.me/cWcDU Ele dará uma boa base, coisas que os livros demorarão páginas e páginas para ensinar, ele mostra rapidamente os processos básicos que devemos aprender. Vale muito a pena.

      Faça um curso, se puder: Como forma para iniciantes, um curso introdutório de linguagem é sensacional, veja os comentários e o que o pessoal acha do curso. Antes eu tinha na cabeça que não valeria a pena fazer um curso pois há tanta coisa gratuita pela internet que não valeria a pena. Mas cheguei em um ponto em que estava estudando Python há mais de 10 meses e não tive um bom resultado, boa parte teórica e péssima prática, então fiz o curso agora no final do ano com o Bruno Rocha sobre Python e foi sensacional, há meu comentário aqui sobre o que achei: http://pt-br.stoodos.com/c/programacao-com-python/463

      E também, o mais importante, codifique! Faça exercícios simples, aprenda um framework, é melhor, você se sente mais estimulado pois os resultados em aplicativos e sites criados são mais rápidos ao invés de focar principalmente na linguagem.

      Espero ter ajudado, grande abraço!

      • Obrigado pelas dicas e pela disposição em responder. Vou verificar os links e retorno pra dizer dos resultados! :)

    • Obrigado Sérgio, felizmente Python é uma excelente linguagem tanto para quem deseja aprender a programar para back-end como para desktop, e tem frameworks e comunidade bem interessantes que sempre podem te ajudar de alguma forma.

  3. Legal a iniciativa Eric, mas você devia se aprofundar :)

    Guias excelentes para aprender Python: http://www.async.com.br/projects/python/pnp/ e http://learnpythonthehardway.org/

    Artigos legais sobre Sublime (que funciona em OSX, Windows e Linux): https://www.google.com.br/search?q=sublimetext+python e http://rede.pelivre.org/cleyton/2012/05/15/sublime-text-2-uma-ide-python-simplista-e-pratica/ e http://www.arruda.blog.br/programacao/sublime-text-2-python-virtualenv-e-auto-complete/

    Eu sou um programador experiente, mas se fosse um programador iniciante ia querer uma receita de bolo, ou uma lista de referências, e, embora sei que nos links que passou existe algumas, o novo programador está afobado e provavelmente não vai clicar no link :)

    Fica a dica :)

    • Obrigado Felipe pelo comentário e indicações de links. Também pensei no modo de me aprofundar um pouco mais sobre o assunto, mas já existem tantas coisas bacanas por aí que achei que seria novamente mais um artigo igual. Esse artigo foi feito para a pessoa criar o mínimo de conhecimento sobre o assunto, estou estudando e analisando as possibilidades para começar a criar artigos mais aprofundados.

      Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s