Onde encontrar respostas para suas dúvidas em Python

Assim como qualquer iniciante a programador, ou aqueles que estão migrando de uma linguagem a outra, sempre encontram dificuldades em algumas etapas no processo de educação, então é bem legal ter uma ótima comunidade que possa te ajudar. Linguagens open source tem diversos tutoriais e artigos de muita qualidade que sempre dão aquele empurrãozinho no aprendizado, linguagens de programação como Ruby, PHP e Python, aonde se encontram facilmente pessoas que tem o enorme prazer em te ajudar, mas nem sempre é tão simples como parece.

Vale lembrar que grande parte do conteúdo de qualidade é encontrado em inglês, então não deve haver desculpas ou preguiça em procurar, o Google Translate está aí para ajudar a todos.

Stack Overflow: Muito conhecido entre os programadores, contém diversas listas de discussão com ótimos comentários que agregam bastante conhecimento, porém seu conteúdo é totalmente voltado a língua inglesa, sendo necessário algum conhecimento.

Python Tutor: Você insere código e o site lê, interpreta e explica passo a passo o que cada linha faz dentro do programa. É uma ferramenta fundamental quando se está aprendendo a programar. Imperdível.

Coleção de tutoriais e referências sobre Python por Vilvaram: Contém uma lista completa de referências para iniciantes e programadores intermediários, muito útil.

Aprenda Python: Diversos links para iniciantes a programação, contém tutoriais, artigos, comparativos e um guia completo para iniciantes.

PythonBooks

PythonBooks

Uma das vantagens do Python em relação as outras linguagens é a quantidade de livros gratuitos que pode ser encontrados, não é por menos que esse site resolveu juntá-los e divulgar. Ótima fonte de pesquisa.

Python Help: O site explica como solucionar os problemas que geralmente os iniciantes em Python encontram no processo do aprendizado, serve muito como fonte de consulta quando você ‘empaca’ em um problema que não consegue resolver.

Python Brasil – Facebook: Um ótimo grupo para postar suas dúvidas ou deseja informações, tem um pessoal bem bacana que irá lhe ajudar bastante.

Python for Beginners: Contém diversos trechos de códigos explicados, explicando todos os processos que todo iniciante a programação deve passar. Vale muito a pena utilizar como fonte de pesquisa.

Lista de discussão da Python Brasil (Atualização de fica do Vinícius Assef) – O melhor lugar para encontrar gente bacana que estejam dispostos a te ajudar.

E dizer que a documentação Python sempre é bom é redundância.

Se tem outras fontes que você acha que é importante ou vale a pena dar uma olhada, coloque nos comentários, é muito importante a sua opinião ;).

13 comentários em “Onde encontrar respostas para suas dúvidas em Python

  1. Meu nome é Carlos Alberto de Oliveira
    Estou iniciando o aprendizado da linguagem de programação Python.
    Eu abri uma pasta em meu computador em que baixei para ele uma versão 3.4 desta linguagem.
    Como estava tudo em inglês eu não tenho a certeza se baixei o programa corretamente.
    Minha máquina-64bits.-windows 8.1-1tera-HD-8gigas de rma.
    Junto a estes arquivos eu coloquei o editor de texto notepad++.
    Como fazer programas usando a linguagem Python escrevendo neste editor de texto.
    Por favor, quem souber mande uma explicação de como fazer -passo a passo.
    Meu e-mail:carlosalberto@poli.ufrj.br
    Obrigado pela ajuda.
    Se neste local não for o ideal para eu obter os esclarecimentos que preciso ter, por favor redirecionem este pedido de ajuda para quem possa me esclarecer.

  2. Eric,bom dia.
    Obrigado por indicar-me a vídeo-aula mas, em relação a web , eu pretendo utilizar a linguagem PHP.
    Eu preciso saber é como baixar de forma correta a Linguagem Python versão 3.4 do Site Oficial Paython.org./Brasil.Em que diretório?Abro uma pasta específica para receber os arquivos?Uma vez tendo baixado a Linguagem,onde os arquivos dela estiverem eu tenho que colocar um editor de texto,tipo pspad ou notepad++?Como programar Python escrevendo o programa em um destes ou outro e rodar este programa?Eu tenho que fazer alguma Path usando o Sell (pesquisar-cmd)?
    Eu preciso saber do passo-a-passo para usar a linguagem.
    Eu aguardo seu retorno.
    Muito obrigado por seu interesse em ajudar-me.
    Valeu.

    1. Não existe a melhor forma de instalar Python, vai do gosto de cada um, mas a mais indicada é entrar no site: http://python.org e baixar o instalador .exe.

      Por padrão irá criar uma pasta chamada Python34 ou Python3.4 no qual ficarão os arquivos da linguagem.

      – Abro uma pasta específica para receber os arquivos?

      Se entendi direito, se é necessário que seus scripts criados sejam colocados na pasta do Python, certo? Se for isso não é necessário, pode criar uma outra pasta em qualquer parte do computador que ele irá receber.

      – Uma vez tendo baixado a linguagem, onde os arquivos dela estiverem eu tenho que colocar um editor de texto,tipo pspad ou notepad++?

      O editor de texto serve para que você escreva seus códigos com maior facilidade, basta instalar que tá tudo certo, não precisa colocar o editor em outro lugar.

      – Como programar Python escrevendo o programa em um destes ou outro e rodar este programa?

      Basta criar seu script Python e colocar a extensão .py e clicar no arquivo que ele irá abrir sozinho no IDLE.

      Criaremos algo simples, uma variável para receber um nome:

      #coding: utf-8

      nome = input(‘Insira seu nome: ‘)

      print(‘Olá’ + nome)

      – Eu tenho que fazer alguma Path usando o Sell (pesquisar-cmd)?

      Por enquanto não precisa de preocupar com o cmd 🙂

      Dica:

      Veja o curso Python para Zumbis do Fernando Masanori http://pycursos.com/python-para-zumbis/

      Nele irá ensinar os conceitos básicos da linguagem, desde a instalação e criação dos seus primeiros scripts.

      Acredito que você não conseguirá compreender rapidamente como funciona o ambiente Python no Windows se não der uma olhada nessas aulas que indiquei do Python para Zumbis.

      Espero ter ajudado.

      Abraço.

      1. Erick, bom dia.

        Você indicou-me Python para Zumbis e eu vou assistí-las.
        Perdoe-me se o que eu vou dizer está esclarecido nas aulas.
        Eu fiz download do Python 3.4 do Site oficial Python.org/downloads.
        Estou enfrentando alguns problemas:
        Eu baixei o iPython do Site http://ipython.org/ mas não estou conseguindo abrí-lo.
        Quando eu faço o click com o botão direito ele abre uma janela perguntando de que forma quero abrí-lo.Já tentei algumas opções desta janela e…nada.O que fazer ?
        O outro problema é que eu não estou conseguindo “rodar” programas paython com o meu editor de texto.Eu segui as instruções do Allenpg que indicou uma sequência no texto que publicou chamado “Configurando o Python no Windows 8.1.Neste texto ele diz:
        1.Acessar o instalador do windows no Site oficial Python.org/downloads. (Eu acessei e fiz o download)
        2.Executar o instalador e aceitar todas as configurações padrão, incluindo o “C: \ Python34″diretório que ele cria.(Ok.Também fiz isso).
        3.Entrar no Painel de controle-configurações avançadas do Sistema-Variáveis do ambiente-variáveis do usuário e editar ou criar uma PATH.Nela colocar:C: \ Python34; C: \ Python34 \ Lib \ site-packages \; C: \ python34 \ Scrips \; (Eu fiz isso mas não funcionou) . Depois ele disse para ir para Charms Bar-Pesquisa-cmd e digitar :C: \> Python (Fiz isto e o comando não foi reconhecido).Em seguida orientou para digitar na Pesquisa-cmd o seguinte: C: pip instalar mecanizar C: \> pip instalar pedidos C: \> pip instalar beautifulsoup4 (Referências de Setuptools e pip)-Fiz isso e não funcionou.Em seguida orientou para pesquisa-cmd -Digitar C: \> pip instalar csvkit (Fiz isto e não funcionou).
        Eu preciso de sua orientação e da comunidade Python.É importante para mim ter tudo funcionando.
        O ideal seria que existisse alguém desta comunidade que morasse perto dos bairros de Tribobó/Arsenal/Rio do ouro , na cidade de São Gonçalo-RJ para ir até minha casa para executar todos os procedimentos pessoalmente e diretamente em minha máquina.Eu pagaria esta visita técnica.
        Estou com 57 anos e tomei a decisão de a partir de agora de só fazer atividades que eu tenha prazer como é programar. Executar algorítmos e programar são duas atividades apaixonantes.
        Peço-lhe desculpas por o estar incomodando mas eu preciso realmente de ajuda.
        Aguardo sua resposta ou de alguem da comunidade Python
        Obrigado.
        Carlos Alberto de Oliveira
        carlosalberto@poli.ufrj.br
        carloswinneroliveira@gmail.com

      2. Incomoda nada Carlos.

        Problemas na instalação são normais, normais não diria, são quase regra para quem está começando.

        Por enquanto o Ipython não se preocupe.

        Amanhã vai rolar um evento mostrando como começar com Python, e acredito que será mostrado como começar instalando, dê uma checada: http://hipy.co/post/curso-de-python-para-iniciantes-e-isso/

        Todas as outras coisas são complementares, mas não fundamentais.

        Por enquanto abra seu editor de texto e escreva nele: print(“Hello”), salve como hello.py

        Depois clique no arquivo e veja se abre uma janela mostrando Hello.

        Se caso isso não funcionar, então o Python não está funcionando corretamente. Se isso não funcionar, a gente marca um dia rapidamente para compartilharmos a tela e veremos quais são esses problemas, pode ser?

        Abraço!

      3. Erick , bom dia.

        Obrigado por sua ajuda.

        Sim, poderemos compartilhar a tela.Com sua assistência direta eu acho que

        nós resolveríamos tudo rapidamente.

        Um fraterno abraço para você e para toda a comunidade Python.

        Carlos Alberto de Oliveira

Deixe uma resposta

