Python: Guia para iniciantes a programação.

Este post está desatualizado. Indico que veja o novo post feito em 2015 (mesmo com conteúdo atual para 2016)

A facilidade que a internet proporciona conteúdo de qualidade é impressionante, principalmente para pessoas que desejam ser auto-didatas. E geralmente quem deseja aprender a programar são pessoas das quais são influenciadas por gostarem de computação, gostariam de adaptar seus programas, melhorando alguns aspectos ou criar coisas interessantes.

Python veio com esse intuito, criar aplicativos e projetos de forma simples, rápida e fácil. Uma das coisas mais legais da área de computação é que existem diversas tecnologias e linguagens de programação para que você possa escolher qual se encaixa melhor com suas necessidades.

Se você chegou a esse ponto, acredito que já tenha visto a respeito sobre o que é Python, o que ele faz e até como começar. Porém, de acordo com o avanço de seus estudos é necessário direcionamento para alguns pontos que ficam soltos no ar, dificultando o aprendizado por si só. Então esse guia serve como ponto de referência, para quando se sentir perdido, poderá utilizar os links para dar o suporte necessário.

Antes de liberar alguns links sobre Python, gostaria de compartilhar alguns artigos que são importantíssimos durante a sua evolução, são guias que encorajam, refletem alguns pontos cruciais que toda pessoa passa quando está aprendendo algo.

Links Indispensáveis

O que aprendi sobre aprender: Fala sobre a arte de aprender, saber que é necessário ter paixão e gostar daquilo que está fazendo. É um belo ponto inicial, infelizmente é em inglês.

Aprenda a programar em 10 anos: Ter conhecimento pleno de qualquer área é necessário milhares de horas de treinamento, prática, estudos e persistência. Programar não seria diferente, quantas horas um jogador de futebol passa treinando para poder ter aquele chute preciso?

O caminho que eu deveria ter seguido para alavancar meus estudos: O artigo é voltado para a linguagem Ruby, informando quais foram os caminhos que o Jimmy Li tomou para se tornar um desenvolvedor web, que seja constatado como uma ótima linguagem para se aprender também, caso você não goste de Python, experimente Ruby!

3 vídeos para matar a preguiça: Pode ser que no meio do trajeto você pode perder o foco e parar, não faça isso! Atrapalha totalmente seu ritmo, perdendo a lógica e todo o esforço feito. Vale muito a pena dar uma olhada a cada semana, se for necessário.

Como tentei e falhei, tentei e falhei diversas vezes até aprender a programar: Uma história bem interessante de uma pessoa que tentou diversas vezes aprender a programar e não houve sucesso, até o momento em que descobriu sua verdadeira paixão e tudo começou a ter sentido.

Agora o Python…

Um guia com diversos links de referência para começar a observar mais de perto o Python e ver suas funcionalidades, funções, características, vantagens e desvantagens, e diversos artigos e tutoriais para aprender definitivamente.

Python Brasil: Acredito que seja o local aonde encontrará toda a informação inicial necessária para poder entrar no mundo da programação.

Learn Python the hard way: Milhares de pessoas começaram a programar através desse livro, que pode ser comprado por epub, pdf ou gratuitamente online. Contém um aprendizado passo – a – passo de todas as funções e módulos básicos de programação. Com certeza é um ótimo ponto inicial para aprender.

Vídeo aula sobre Python e Django: Tem uma bela introdução sobre a linguagem, abordando os tópicos básicos e o framework Django, uma excelente vídeo aula, é imperdível para quem está começando a programar, com o @osantana.

Programming MotherFucker – Python: Contém uma lista imensa de links sobre Python, muito importantes, e o mais legal é que contém também diversos outros links para qualquer outra linguagem.

GrokPodcast: Um podcast sobre Python e Django, dizendo sobre a filosofia da comunidade, o crescimento da linguagem e a quantidade de programadores de migraram para Python devido a sua facilidade e poder.

Repl.it: Teste seus códigos online, sem precisar instalar Python em sua máquina.

PythonBooks – O melhor local para encontrar livros de excelente qualidade, gratuitos, atualizados, para todos os gostos e níveis. Vale muito a pena dar uma checada.

Qual é a diferença entre Django e Web2py: O Python felizmente tem diversos frameworks, muitos deles são excelentes, e os que mais se destacam são estes 2 com certeza, por isso esse artigo explica detalhadamente quais são as vantagens e desvantagens de cada um para que você saiba escolher o que se encaixa melhor ao seu propósito.

Python Anywhere: Muito similar ao Repl.it, porém muito mais poderoso.

E minha lista do Delicious, lá tenho diversos artigos sobre desenvolvimento web, geralmente voltados para linguagens Open-Source, e principalmente Python.

Veja também: Aonde encontrar suas respostas para dúvidas em Python

E cursos online…

As referências em cursos Python são:

Welcome to the Django com Henrique Bastos

Curso de Python com Web2py do Bruno Rocha

 

E quais são as referências brasileiras em Python?

Anúncios

4 comentários em “Python: Guia para iniciantes a programação.

  1. Alguém poderia me ajudar a fazer um programa em linguagem Python ou até mesmo se possível me enviar o código do mesmo? A situação é a seguinte:

    # Crie as classes Biblioteca e Livro.
    # A Biblioteca deverá conter uma lista de livros disponíveis e lista de livros alugados
    # A biblioteca deverá possuir um método para alugar um livro. Caso o livro já esteja alugado a pessoa não poderá alugar.
    # A biblioteca deverá possuir um método para devolver o livro.
    # Adapte o código para poder informar o nome do livro mais alugado.

    1. Cara, just as heads up, você veio ao lugar errado. O primeiro mandamento escrito em “1” e “0” no cérebro de qualquer programador sendo ele iniciante ou experiente é: “Nunca fornecerás um código pronto para alguém que não esteja conseguindo resolver um exercício passado pelo professor”.
      Entretanto, estamos aqui para ajudá-lo. Tente fazer o que seu professor pediu usando aquilo que você sabe. Mesmo que seja pouco. Poste aqui o código que você desenvolveu e little by little vamos dando dicas de onde você errou e como poderia melhorar.
      Abraço,

  2. tem esse canal no youtube, é um canal novo, mas esta com postando videos 2x por semana, para quem esta começando a aprender é muito bom, pois esta sendo inciando de uma forma fácil, espero que seja útil para vocês também, recomendo muito:

    Bjos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s