Web2py: Fontes de estudo

Como hoje estarei iniciando o curso de Web2py do Bruno Rocha,  pensei em pesquisar pela internet algumas informações sobre o poderoso framework Python que a cada dia mais está crescendo no mercado, criando mais conteúdo e reputação.

Web2py é extremamente fácil, rápido e não há necessidade de instalação dele em sua máquina, contém conexões com diversos tipos de bancos de dados, webserver integrado, painel de gerenciamento e criação de códigos. Rápida curva de aprendizado, podendo criar poderosas aplicações em muito pouco tempo, sendo bem estruturadas, seguras e escaláveis.

Explicação sobre o Web2py pelo Bruno Rocha: No site do curso há diversos vídeos gratuitos com alguns trechos de aulas para que possa analisar o funcionamento do framework.

Web2py Brasil: Ótima referência para iniciantes, contém diversas explicações básicas sobre comandos, conceitos e tutoriais.

Aprenda Web2py: Blog do Vínicius Assef, criador também do blog Aprenda Python(logo abaixo o link), ambos sensacionais, fontes de conteúdo sobre Python e Web2py que valem a pena a sua atenção.

Qual a diferença entre Django e Web2py: Todo iniciante a programação, após o estudo de uma linguagem de programação, com o tempo irá procurar frameworks para que o seu desenvolvimento seja mais rápido, e naturalmente irá procurar quais são as melhores opções que a sua linguagem dispõe, e entre os que mais se destacam é Django e Web2py, então nada mais que normal compará-los.

Screencast sobre Web2py: Vídeo tutorial ensinando o básico, introduzindo as principais funcionalidades do produto.

Web2py  – Algoritmizando: Artigo bem legal contendo diversas referências e explicando detalhadamente as características do framework, além de diversos links com conteúdo.

Python Brasil – Vídeos: Descobri esses vídeos hoje, contém diversas palestras sensacionais sobre Python, Django e Web2py. Vale muito a pena gastar uma parte do seu dia vendo alguns vídeos, além de atuais contém diversas dicas bem interessantes.

Web2py book: Livro de referência sobre como começar a trabalhar, ensinando passo a passo os processos que devemos para criarmos poderosas aplicações.

Web2py com seus colaboradores tem a cada dia a crescer, criando uma comunidade bastante ativa, sendo desenvolvido diversos cases de sucesso, além de profissionais mais produtivos, facilitando e agregando mais facilidades no dia a dia.

Se existir mais algum link que ache interessante acrescentar, comente!

Atualização: O amigo Cassio me enviou através do e-mail esses links que achei bem interessantes.

Aula 1 – Introdução ao desenvolvimento web com Python e web2py from Bruno Rocha on Vimeo.

Desenvolvendo aplicações web com Python e web2py – FLISOL DF 2011 from Gilson Filho on Vimeo.

Exemplos de aplicações feitas em Web2py: Aqui.

Killer Web Development: Esse site é show de bola, ensina a criar passo a passo um site profissional sem qualquer conhecimento em programação, através do Python e Web2py. Vale muito a pena dar uma olhada.

Web2py por Jonathan Hepp: Conheci hoje(09/01) esse blog e achei diversos artigos e tutorias bem interessantes que mostram como criar aplicações e templates com Web2py, muito bons.

E vídeos diretamente no site do Web2py – Aqui

15 comentários em “Web2py: Fontes de estudo

    1. Acredito que exista Hermano, Web2py está sendo aplicado em diversos projetos, talvez colocando lá na lista da Web2py Brasil do Google Groups alguém possa te indicar um projeto. Usar Web2py para criar sistemas de estoque acredito que não há qualquer problema, o framework oferece todo o suporte possível.

  1. Sou dev Ruby e não encontrei nada falando sobre deploy em Web2Py somente para Django. Nem em serviços simples de FTP e SSH vi como subir um app com o framework. Dar o quickstart é moleza, usar em desenvolvimento é mole. O único serviço que facilita é o PaaS bacana que ele rodou foi o Google Engine. Introdução e criar rápido uma aplicação eu recomendo mil frameworks até mesmo o Nodejs com MEAN em certos cenários pode ser melhor que o Web2Py pois tem ferramentas de TDD, deploy, dependências em resumo se me provarem por A mais B que o Web2Py é melhor que o Rails, por coisas como comunidade, e tópicos avançados como o de deploy mesmo. Como falei tem vários tutoriais de como subir uma aplicação Django em vários serviços e poucos sobre o Web2Py. Ou é muito fácil e eu sou burro, ou é tão difícil que ninguém sai do quickstart. Por favor mudem minha opnião e me mostrem que estou errado.

    1. Fabiano,

      Fazer um deploy de uma aplicação Python, seja Django, Flask, Web2py são muito similares, então não se preocupe a priori.

      Segundo ponto, o Matheus fez um tutorial falando sobre como fazer deploy com essas ferramentas – https://www.youtube.com/watch?v=vIPpubLTuRQ

      Terceiro ponto é um pouco mais fora da ferramenta, é o seguinte: Web2py é um framework que inicialmente foi desenvolvido para ensino de programação, uma mistura do que tem de melhor do Django e Rails, para o ensino de desenvolvimento de aplicações web, porém ele é muito bom e foi exportado para o mercado. A comunidade de Web2py é pequena, mas bem ativa, basta ver no google groups da comunidade no Brasil – https://groups.google.com/forum/#!forum/web2py-users-brazil

      Realmente a quantidade de tutoriais sobre Django são superiores aos de Web2py, isso porque o Django é mais velho, mais pessoas usam, já o Web2py nem tanto quanto, mas isso não tira o mérito de um, nem outro.

      Rails não é melhor que Web2py, e vice-versa, isso porque são ferramentas com propósitos semelhantes mas com características muito diferentes. Na verdade isso dá um bate papo de horas, como fizemos em um hangout do mesa de bar – https://www.youtube.com/watch?v=JcfjzzfCRE0

      Enfim, entendo sua frustração, mas acho que sua ideia sobre como o Web2py funciona, como fazer deploy e outras coisas mudará quando estiver mais em contato com o pessoal da comunidade. Participe, pergunte e indague sobre essas coisas na lista, muitas pessoas o irão ajudar, tenho certeza.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s