Problemas que pequenas empresas encontram ao abrir um e-commerce

O e-commcerce brasileiro a cada dia cresce de forma muito rápida, gerando receitas e lucros excelentes ao fornecer uma vitrine 24 horas aberta, trazendo comodidade, facilidades e conforto. Porém quando se está iniciando um projeto de criação de uma loja virtual, há algumas coisas que devem ser levadas em consideração se o seu produto/serviço são viáveis e te trarão bons lucros.

Com o enorme crescimento das plataformas e a baixa dos custos de criação, diversas empresas estão investindo pesado numa criação de loja virtual, além de ser uma ótima forma de divulgação da marca e seus produtos, vendas além das tradicionais sempre são bem vindas, porém, da mesma forma que uma empresa tradicional, há de se analisar o mercado, vendo como funcionam seus concorrentes e se seu serviço está à altura deles, até porque na internet a concorrência é tão feroz quanto a tradicional.

Alguns problemas que geralmente um empreendedor de primeira viagem encontra é saber qual plataforma, tecnologia ou empresa contratar. Dê preferência a empresas que apresentem cases de sucesso, sites dos quais você se identifica e que já criaram aplicações similares aos seus. Dê preferencia em contratar um profissional para poder te auxiliar, mostrando opções e soluções que possam atender as suas necessidades, até porque o que você deseja é adquirir uma solução completa, e não um produto qualquer.

As formas de pagamento são um dos fatores determinantes no ato da compra, ter um serviço que ofereça diversas formas de pagamento sendo seguro, rápido e fácil é essencial para seu crescimento online. No começo dê preferência para serviços prontos, tais como Mercado Pago ou PagSeguro, eles trazem mais segurança para a sua empresa, além de fornecer diversas formas de pagamento como boleto, cartões de crédito ou depósitos bancários. Se caso já houver intenção de criar algo já com grande fluxo de visitas e vendas, será muito melhor procurar soluções de gateway de pagamento, incluem menor taxa de cobrança e será mais rápida.

Outro problema que encontramos geralmente é a forma de envio. Os Correios oferecem grande facilidade na hora da entrega, porém o custo de envio para pequenas e médias empresas não é tão compensador, dependendo do produto que for ofertado, o frete não valerá a pena. Lembre-se também que os Correios apresentam limitações, sendo no peso e no tamanho de sua caixa, encarecendo ainda mais o custo enviando através de transportadoras. Tenha uma lista de transportadoras e motoboys que possam atender grande parte das cidades e Estados aos redores da sua central de atendimento, sempre haverá pessoas que irão solicitar orçamentos e ter uma boa logística é muito bom.

Há diversos artigos informando que o frete gratuito é uma ótima forma de alavancar suas vendas, ele é ótimo, porém deve ser levada em consideração toda a logística por trás do processo, ou seja, o valor do produto deve valer a pena pela oferta, se o local de entrega não é tão longe do local de distribuição, e assim por diante. Então, antes de criar essa proposta, vale muito a pena estudar o mercado.

Imagens com alta definição e boa descrição farão diferença na hora da compra, então qualquer informação que o produto tiver valerá muito a pena, e ter um campo de comentários informando as opiniões dos consumidores será um grande diferencial na hora de pesar se vale a pena ou não adquirir tal produto.

Tenha também uma central de atendimento preparada, bom atendimento, clareza e cumprimento de metas são fundamentais para que o seu negócio alavanque. Vale mais falar a verdade do que esconder ou camuflar informações.

Li uma vez uma frase muito interessante: “Prefiro explicar o valor de o meu produto ser alto ao invés de me desculpar pela qualidade”, ou seja, no valor final do produto devam ser agregados todos os custos, seja a embalagem, separação e envio.

Procure informações, artigos, vá a eventos e assista a palestras, há diversas fontes de conteúdo que irão fazer totalmente a diferença na hora de empreender seu negócio. Informações e métricas constroem um site que tem tudo para crescer gradativamente.

Deixo como dica esses vídeos e sites como ótimas fontes de informação para você aprender e conhecer mais a fundo esse negócio em que, quem não tem, não cresce.

E-Commerce Brasil: Excelente portal de informações sobre as grandes novidades e além de ter diversas dicas bem bacanas.

Franquia Empresa: Mostra como montar diversos tipos de lojas, vale a pena dar uma olhada para ver o que poderá estar faltando ao seu negócio.

E o vídeo do Robinson Shiba que ensina muito bem os passos iniciais no crescimento de uma empresa:

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