Papeis bonitos não os tornam um programador melhor: Porque no Brasil é tão difícil encontrar bons programadores

O mercado brasileiro de desenvolvimento está a cada dia mais aquecido, isso não é novidade, e que faltam profissionais qualificados para preencher essas vagas também é algo que está diariamente em artigos e notícias, porém o que realmente está causando essa brecha de mão de obra no setor de TI?

Geralmente as empresas necessitam de profissionais qualificados para integrar seus times de desenvolvimento, sendo necessário que haja grande experiência em diversas tecnologias e metodologias, então para isso que servem cursos, certificados e faculdades. Porém o que acontece é uma grande evasão de alunos no decorrer do ano letivo.

Diversos artigos divulgam salários generosos e bem atraentes, gerando alta expectativa e procura, trazendo diversas pessoas que desejam crescer na vida a buscar essa área, mas o que acontece bastante é que com o tempo descobrem que não há uma vocação para isto, desmotivando e desistindo no meio do trajeto. Isso acontece com frequência, mas a área de TI é a que mais sofre com isso.

Um ponto importante que sempre é relevado nos currículos é estar cursando algum curso superior, entendo que isso serve como forma básica de filtragem entre os diversos CV que recebem todo dia, porém em desenvolvimento web devemos levar mais em consideração o que a pessoa produz/produziu durante o tempo no mercado, seja através de artigos, tutoriais, contribuições em projetos e produtos desenvolvidos. Papeis bonitos não comprovam que uma pessoa é boa ou não, isso depende de cada um.

Claro que a forma como estou pondo esse ponto de vista é superficial, fica apenas esse artigo como forma de reflexão a respeito sobre como devemos mudar as formas de contratação de profissionais.

Geralmente bons profissionais são autodidatas, podem não ter diversos cursos em sua vida, porém a qualidade do código expõe como realmente cada um é. Então para qualquer pessoa que está iniciando e que sente dificuldade para encontrar oportunidades, lembre se que nada supera a vontade de aprender e tiver atitude.

Deixo este post em aberto como forma de discussão sobre as metodologias e quais melhorias podemos implementar para podermos absorver e criar mais e melhores profissionais, incentivar com artigos, eventos e projetos para que naturalmente cresçamos e tornemos mais estruturados e melhor organizados.

Anúncios

Um comentário em “Papeis bonitos não os tornam um programador melhor: Porque no Brasil é tão difícil encontrar bons programadores

  1. Gostei muito obrigado.
    Eu programo diversas coisas e estou tentando melhorar minha eficiência e qualidade, só que não consigo aprender em faculdades, é travante, sou autodidata e este blog me deu a inspiração para desenvolver meu site pessoal decentemente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s