Por que o Joomla não cresceu no Brasil assim como o WordPress

Joomla é um excelente CMS (Content Management System), tem módulos que podem ser importados, uma forte estrutura e interface intuitiva, além de permitir muita customização, algo essencial para desenvolvimento de sites e aplicativos poderosos. Houve um enorme crescimento por volta de 2008 e foi uma das grandes promessas que iria se desenvolver de acordo com o tempo, porém com o tempo foi sendo substituído em muitos projetos pelo WordPress, outro CMS amplamente conhecido e utilizado em grande parte dos portais e blogs brasileiros, por exemplo. Mas o que será que causou essa transição?

Mas o Joomla não é a mesma coisa que WordPress?

Não, ambos têm a mesma estruturação, porém com intuitos diferentes. O Joomla é mais indicado para criação de sites, já o WordPress para blogs, claro que isso é muito relativo porque fica a critério dos desenvolvedores e dos projetos que devem ser criados, já que ambas as plataformas oferecem flexibilidade e facilidades para personalizar de acordo as suas necessidades.

Estamos na era do conteúdo, divulgar ideias e pensamentos está em alta hoje em dia, além daqueles artigos que são voltados para diversos nichos de leitores, não é a toa que grandes portais de notícias utilizam o WordPress, assim como a Abril e outros blogs de grande volume. Então por isso a rápida aceitação do WordPress ao invés do Joomla.

Veja esse artigo bacana falando sobre as vantagens e desvantagens de cada um, contém dados bacanas que podem ilustrar melhor minhas ideias.

Então o que realmente faz a diferença para escolherem WordPress ao invés do Joomla?

Resumidamente dois pontos foram essenciais: Intuito e comunidade. Quando me refiro ao Intuito é no sentido em que o WordPress é muito mais voltado para a divulgação de conteúdo, na forma de blog, que facilmente pode ser adaptado em portais de notícias, as facilidades de criação de funções e módulos foram uns dos fatores determinantes, além da personalização do layout. Já a comunidade que esteve altamente ativa, dando suporte e dicas para quem estava desenvolvendo, não que a comunidade Joomla seja fraca, longe disso, porém não há discussão que uma é muito maior que a outra, sendo maior, mais requisições e soluções serão criadas, tornando o mais completo e diversificado.

Ouvi dizer algumas vezes que é difícil criar e dar manutenção em módulos Joomla, eu trabalhei bem pouco com eles então não há muita propriedade no que digo, mas serve como comentário.
Há diversos projetos e sites feitos em Joomla que são sensacionais, novamente retifico que depende muito de quem está desenvolvendo o sucesso da aplicação.

Gostaria de saber sua opinião, se você acha que a ideia que tenho do Joomla está certo, ou se o cenário atual mudou ou comente se falei algo errado.

3 comentários em “Por que o Joomla não cresceu no Brasil assim como o WordPress

  1. O erro foi “esquecer” do usuário. O Joomla! não prestou a devida atenção (se é que isso era interessante) ao usuário, que é a peça fundamental para que uma ferramenta como um CMS cresça (do mesmo mal sobre o Drupal). Além disto, a facilidade de qualquer usuário criar um website, fosse ele dentro do wordpress.com ou mesmo fazendo o download e instalando o CMS, ajudou a popularizar a ferramenta.

    Mas isso não é de todo mau. Seja Drupal, Joomla! ou WordPress, qualquer website está bem calçado com uma das 3.

  2. Utilizo joomla, e estou muito satisfeito com o CMS, acho uma ferramenta excelente e poderosa, melhor ainda por ter licensa GPL, não sei como funciona o wordpress vejo como um CMS mais simples muito voltado para blogs, joomla me parece maior com milhares de extensões, e uma comunidade muito grande mais fora do Brasil.
    Nunca trabalhei com wordpress como falei, e nem pretendo, pois o joomla supre todas minhas necessidades, e creio que ele esteja bem a frente do wordpress apesar do wordpress estar na boca do povo.

  3. Nunca desenvolvi com Joomla, então o que posso dizer é que WP é um CMS muito simples de trabalhar e tbm não vejo o WP apenas como uma ferramenta de blog, já vi vários projetos bem cavernoso feito com ele. Mas de qualquer forma, foi muito interessante essa comparação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s