Django: Fontes de estudo e referências

28-02-2013_django-logo

Mais um apanhadão de fontes de referências, dessa vez será de Django. Django é o framework mais famoso do Python, diversas aplicações foram feitas com ele, tais como a Globo, Pinterest, Instagram e outros. Ele tem o intuito de desenvolvimento ágil, rápido e estruturado. Não irei aprofundar mais propositalmente pois existem milhares de sites que falam a respeito, e acredito que se você está aqui deseja ver algo diferente.

Vamos lá!

Fontes em português

Django Brasil – Maior fonte de referência brasileira, artigos, tutoriais, notícias, novidades e etc. A porta de entrada essencial para conhecer como funciona, conhecer as metodologias, a comunidade e a visão geral do mundo Django.

Django Brasil group – Grupo de sobre Django, pessoal que divide suas experiências, dúvidas e dicas sobre o framework, um excelente local para encontrar pessoas dispostas a te auxiliar em seus problemas.

Aprendendo Django no Planeta Terra – O site explicada logo no começo a filosofia do framework, as facilidades que ele propõe e que fazem seus desenvolvedores pessoas mais felizes e produtivas, explicando de uma forma divertida e totalmente diferente do tradicional, contando uma boa história no qual junta humor e aprendizado.

Henrique Bastos – Acredito que seja a maior referência no assunto na terra tupiniquim, sempre dando palestras e ajudando a galera divulgando conteúdo de qualidade a respeito. Há algum tempo, por volta de 3 anos dando curso sobre o framework. Fui aluno dele na última turma e recomendo o curso (Welcome to the Django), é sensacional. E tem um podcast falando a respeito, vale a pena.

Osvaldo Santana – O melhor curso gratuito de Python e Django, não me canso de divulgar essa iniciativa. Se você deseja aprender de forma estruturada, rápida e boa, esse curso não irá dever em nada, além do Osvaldo ser uma das maiores referências no assunto.

Django na Pingmind – A Pingmind tem excelentes cursos, maioria voltados para Python, tendo diversas áreas, tanto Django, Python, Flask e outros. Muito bacana, além as iniciativas na comunidade.

Allisson Azevedo –Ministra um curso de Django(veja o vídeo introdutório abaixo), no blog tem dicas a respeito.

Thiago Avelino – Outro blog que tem dicas muito bacanas, além de Django temos também o Plone e diversos outros, vale a visita.

Klaus Laube – Tem uma porrada de dicas, tutoriais e sacadas para quem deseja se conhecer mais a fundo, dicas como testes ou organização de projetos.

Renne Rocha – Outro também que escreve artigos específicos, sempre contribuindo com macetes para melhorar suas metodologias.

Felipe Arruda – Diversos post atualizados dando dicas essenciais para quem está começando a aprender. Um dos mais bacanas é ensinando como configurar seu Sublime Text para programar com Python.

Documentação do Django traduzida – Documentação bem legal, porém um pouco desatualizada, mas se está aprendendo vale a pena, há algumas mudanças claras, porém a base essencial permanece.

Fontes em inglês

Getting Started with Django – Vídeo aulas de qualidade Premium ensinando Django com as melhores tecnologias e metodologias, auxiliando na instalação, passo a passo, simples e objetivo, dando mini projetos para serem desenvolvidos, estimulando sua curiosidade.

Djangocon 2012 – Um agrupamento das palestras que houve ano passado sobre Django, tem assuntos desde o nível iniciante ao os mais avançados.

Soyeahdjango – Site de humor falando sobre as experiências que os desenvolvedores convivem desenvolvendo em Django, vale a pena dar uma olhada, mesmo não conhecendo muito sobre ele.

Djangolinks – Diversos links com referências a vários sites com o assunto que você deseja. Vale como uma excelente fonte de referências para estudo e pesquisa.

Vídeos

Live Software – Django no ar em menos de 5 minutos from matheus on Vimeo.

Conhece mais algum? Indique nos comentários, e diga também o que achou da lista.

19 comentários em “Django: Fontes de estudo e referências

  1. O Aprendendo Django no Planeta Terra é fantástico mas usa uma versão mais antiga do Django. Mesmo assim vale a pena!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s