Curso de Python, qual escolher?

cursos

Uma das grandes maravilhas que a internet oferece é a quantidade enorme de informações dos mais diversos assuntos, e que a cada dia cresce mais devido o crescimento desse meio é a educação a distância. Ainda existem diversas pessoas que não conhecimento ou tem bem pouco sobre isso, gerando desconfianças em relação a eficácia e credibilidade, até porque o contato humano em nenhum momento será substituído pelo computador.

 

O que é mais importante quando se está pensando em fazer um curso online não é a ferramenta em si, mas sim o instrutor(es), e os comentários de ex-alunos que são fundamentais para que seja estimulado a curiosidade em saber um pouco mais. Python atualmente tem diversos cursos online de enorme qualidade, assim como outras plataformas, porém qual delas escolher? Qual realmente me trará benefícios a curto prazo e que tem qualidade reconhecida? Conheço alguns e fiz outros que gostaria de falar um pouco.

Curso de Python do Bruno Rocha

Fiz esse curso no começo do ano, 3 módulos para ser mais exato( Python, Web2py e HTML&CSS&JS) e achei excelente. É uma bela porta de entrada para quem não tem qualquer tipo de conhecimento sobre desenvolvimento web. Rápido, bem didático e o material permanece online para que sempre possa consultar. O Bruno Rocha é uma das maiores referências em Python, sendo fera demais no assunto, e ele junto com seus colegas de trabalho estão desenvolvendo uma plataforma open – source em Django que você deve conhecer, a Opps CMS.

Tá desativado =/
Tá desativado =/
Framework Python 100% nacional
Framework Python 100% nacional

Curso Welcome to the Django do Henrique Bastos

Tem um post completo sobre o assunto, dê uma lida.

Django na veia.
Django na veia.

Python pra tudo quanto é lado na Pycursos

A Pycursos está fazendo um trabalho fenomenal com seus mutirões e iniciativas, divulgando e compartilhando conteúdo de excelente qualidade gratuitamente, para você que deseja saber um pouco mais sobre Python, vai lá que encontrará tudo o que precisa. Lá tem diversos cursos não somente voltado para web, tem também sobre Inteligência coletiva, Algoritmos de Clustering e Expressões Regulares, por exemplo. Ainda não fiz nenhum curso deles, mas conheço o pessoal de lá e qualidade não falta.

Python pra tudo quanto é lado.
Python pra tudo quanto é lado.

Web2py – Web sem segredos do Ovidio Marinho

Ovidio trabalha com Web2py há um bom tempo e é uma das referências no assunto, está com turmas abertas agora em Agosto, é outro também que indico sem pestanejar, Web2py é um dos frameworks que mais está ganhando notoriedade ultimamente e vale a pena você conhecer, existem empresas criando suas aplicações com ele e estão muito felizes com os resultados.

Web2py :D
Web2py 😀

Django com Allisson Azevedo

Outro fera de Django que vocês podem consultar, trabalhando com Django há um enorme tempo, agora o Allison dá este curso muito interessante. Para quem deseja conhecer o framework e quer já sair criando suas aplicações, pode ir lá que sairá satisfeito.

Django para iniciantes.
Django para iniciantes.

Oficinas Turing do Luciano Ramalho

O Luciano Ramalho acredito que seja a maior referência sobre Python, tem inúmeras contribuições para a comunidade, a tradução da documentação de Python que estou estudando ele foi um dos que fizeram. Ele oferece cursos já para programadores que tem base em programação, que são Objetos Pythonicos e Python para quem sabe Python, ouvi de alguns colegas que são cursos ótimos para quem deseja aprofundar mais na linguagem, enriquecendo e muito suas ideias.

Python para quem sabe Python.
Python para quem sabe Python.

Howto do Nando Vieira

Lá não há curso de Python, mas como fiz 3 cursos dele não posso deixar de comentar. Fiz os cursos de Organizando Javascript, Começando com Ruby on Rails e Rails para devs de interface, achei fantástico a didática do Nando e a qualidade técnica para explicar as coisas, sempre atento para tirar suas dúvidas e ajudando a galera. Outro também que indico sem qualquer medo, se você deseja aprender Ruby, vai lá que vale a pena.

Ruby e JS para todos, e sempre!
Ruby e JS para todos, e sempre!

Tanto nos cursos de Web2py do Bruno Rocha, Django do Henrique Bastos e Ruby do Nando Vieira consultei ex-alunos para saber suas opiniões, e TODOS os que consultei sempre falaram muito bem, além dos outros que não fiz mas conheço as pessoas e tenho plena confiança em seus trabalhos e experiências.

Fica a dica pra galera, escolha o curso que deseja, se caso houver dúvidas ou informações a respeito, deixe seus comentários.

Anúncios

12 comentários em “Curso de Python, qual escolher?

  1. Ótimo assunto, Eric!

    Eu deixaria também como sugestão os cursos do Udacity.com. São cursos excelentes, e, assim como os cursos listados acima, são ministrados por professores de conhecimento indiscutível. Porém, diferentemente dos cursos que você indicou, os cursos do Udacity não possuem a presença ao vivo do professor. Eles são compostos por sequências de vídeos hospedados no youtube. A interação e o tira-dúvidas acaba ficando para o fórum. Mas, a plataforma é excelente!

    1. Concordo, os cursos são excelentes, temos também do Edx.org e também do Coursera, porém foquei nos nacionais, até porque também existe a barreira da língua. Com seu comentário tive a ideia de depois criar um artigo só falando de cursos online gratuitos para Python.

      Grande abraço cara! Valeu pelo comentário.

  2. Olá! Gostaria de deixar aqui a minha sugestão de um tutorial que foi o único que funcionou comigo. Não que os outros não são bons (ao contrário!) mas é que o formato deste realmente me ajudou a entender melhor algumas passagens. Entendo que isso depende de cada um mesmo.

    Eis o tutorial: Learn Python The Hard Way
    http://learnpythonthehardway.org/book/

    1. Olá Jovane, infelizmente não conheço o curso.

      Pelo que vi agora da grade aparenta ser bacana, aborda bastante coisa, mas depende muito do que você almeja. Digo, quais são as coisas que já sabe? O que você quer com esse curso? Talvez assim fique mais fácil saber se esse curso vai lhe atender ao que almeja, ou não.

      Abraço!

    1. Cintia, infelizmente não conheço.

      Na verdade, até onde sei, o que é necessário para trabalhar com 3D max é apenas lógica de programação. Não há uma especialização direcionada a ferramenta, e sim, a linguagem.

      Qualquer dúvida, só falar.

    1. Claro, Python é a linguagem indicada para aqueles que não tem conhecimento algum sobre programação 🙂

      No blog você encontrará diversos links que irão o ajudar nessa jornada!

      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s