Vagas para programadores Python, onde encontrar?

Observando o cenário nacional de oportunidades para programadores Python é notável que a cada dia cresce, mas poderia ser melhor. A Python Brasil teve uma boa iniciativa de criar um mural no qual pode se inserir suas propostas, porém infelizmente como a associação depende de ajuda voluntária não há como atualizar com frequência. Tendo em vista essa deficiência faço uma proposta a vocês: Por que não colocar aqui no blog propostas de trabalho para programadores Python?

Como tenho uma enorme fé na comunidade, por mais que inserimos as oportunidades em fóruns e grupos, vejo que é disperso, e a mensagem não chega corretamente, e logo depois para acompanhar a demanda não dá resultado. Vagas sempre aparecerão, isso é óbvio pois a internet é gigante e tem espaço para todos, porém quanto mais unido for, melhor.

Qual minha proposta?

A cada vaga de Python que surgir, criaremos posts divulgando, e melhor ainda, pretendo se a empresa e/ou o contratado/contratada permitir expor sua experiência e o que achou do processo, se o modelo está bom, o que pode melhorar e etc, até porque postar a vaga e deixar não adianta de nada. Não quero apenas uma vitrine a mais, quero saber o processo, quanto tempo demorou, dificuldades, desafios e o que pode ser melhorado.

Qual será a diferença entre aqui e os diversos outros serviços gratuitos que postam vagas?

O diferencial será o conteúdo gerado, você saber como funciona, até porque esse processo é interessante para saber como está o mercado, as necessidades e requisitos, e também para os iniciantes que desejam saber como é.

Para quem não sabe de Python e deseja saber porque contratar um programador que tem conhecimentos da linguagem, digo alguns diferenciais que provavelmente já vem agregados ao profissional(Claro que isso varia de cada pessoa, uns sabem mais e outros menos, levamos em consideração que provavelmente a pessoa deverá saber):

– Conhecimentos em boas práticas: PEP8;
– Contribui em projetos open source;
– Código legível: Identação natural;
– Pessoas autodidatas: Maioria dos conhecimentos são encontrados na internet;
– TDD e Orientação a objetos;
– Amplo campo de atuação: Web, desktop e mobile;
– Trabalho direto com diversos frameworks excelentes: Django, Flask, Bottle, Web2py;

Gostaria da opinião de vocês, deixe nos comentários o que acha, se acha a ideia bacana, se é realmente necessário, o que podemos melhorar e tudo mais que temos direito. A minha ideia é ajudar a comunidade, se a maioria concorda, damos os primeiros passos. Se você faz parte de uma empresa que precisa de programadores Python, preencha esse formulário abaixo e deixe seus contatos.

Mais dúvidas, mande no eric_imai@hotmail.com

6 comentários em “Vagas para programadores Python, onde encontrar?

  1. Erick a ideia é realmente muito boa. Só não gosto muito das vagas serem postadas em um ambiente de blog, pois como sabemos acaba sendo sobreposto por outras postagens. Acho que era interessante uma ferramenta própria pra isso (ou algo do tipo).
    Mas muito boa a ideia e a iniciativa.

    1. Foi apenas uma iniciativa própria para ajudar a comunidade, estamos discutindo isso na lista da Python Brasil pelo Google Groups. Pelo menos serve para agitar a galera para se mobilizar a respeito.

    1. Por mim não há qualquer problema, desde de que haja pessoas que possam sempre estar atualizando. É essa a grande questão que levantei no grupo da Python Brasil, podemos atualizar a Wiki de empregos, porém não há ninguém que possa dar suporte, minha intenção é que tenha um acompanhamento do processo, saber como estão as oportunidades, dificuldades e desafios que estão encontrando ao procurar esses profissionais.

      Postar por postar a vaga e não ter feedback esse que é o problema, principalmente para quem deseja iniciar em programação com Python. Digo isso pois vejo diversas vagas sendo expostas em muitos locais, porém a organização e o feedback do mesmo não há algum. Se ao menos tivéssemos um local referência para Python e também outras tecnologias, não há qualquer restrição minha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s