Sprint Opps CMS em São Paulo – YACOWS

Aconteceu nesse Sábado(16/11) o primeiro sprint do Opps CMS com o Thiago Avelino e o Bruno Rocha, estavam presentes o Fernando Macedo e o Luiz Menezes. O local no qual a YACOWS tem escritório fica no Plug’n work, local bem bacana com compartilhamento social com diversas outras empresas.

Primeiramente o Thiago nos apresentou como funcionava o Opps CMS, a organização, hierarquia de estrutura e seus requisitos de sistema, além de mostrar aplicações reais do painel de gerenciamento através de uma demo live.

Logo após o Bruno se juntou a nós e deu ideias das issues que o projeto necessitava ajustar e com isso foi decidido que poderíamos implementar o sistema de comentários de diversos serviços como Facebook, Disqus, Intensedebate e um formulário próprio de comentário.

3f64553e4ee511e3979312177d5350d6_8

Pouco a pouco sendo implementados de forma colaborativa no qual cada um tinha o direito tanto de opinar sobre a direção do projeto como criar diretamente as linhas de código que eram exibidos em uma televisão.

A pausa para almoço foi interessante pois houve a oportunidade de todos poderem compartilhar o que faziam, projetos e trabalho, além de discutir a respeito sobre as características sobre programação e Python.

Voltando a ativa, o sistema precisava funcionar, tendo o Thiago criando a API do sistema para que houvesse a integração do sistema e continuando a colaboração contínua do projeto, e tinha cerveja para a galera 🙂

No final do dia o sistema estava pronto, claro que necessitando de mais implementações que serão trabalhadas no decorrer do tempo, e então novamente houve outro bate papo sobre as novas implementações que o sistema necessita e ideias do que pode melhorar, além de encorajamento e incentivo para colaborar com o projeto.

O Opps CMS já é uma realidade, trabalhos de grande porte como o portal da Jovem Pan e Virgula mostram que o CMS tem capacidade de suportar diversas requisições, e com as facilidades que Python/Django oferecem com o custo/benefício grande, além de ter uma equipe de colaboradores capacitados.

da82fa904ec011e39fcf12ec3b121d3d_8

My opinion: Foi show de bola acompanhar um projeto open source no qual já existem aplicações reais e ver que já está enorme, repleto de pessoas que estão dispostas a te ajudar, e para colaborar com o projeto não é necessário conhecimentos avançados, apenas disposição é mais do que suficiente. Irão acontecer outros sprints e indico a todos que forem de São Paulo ou se puder vir de fora comparecer, a troca de informações e experiências é sensacional, além de conhecer mais afundo sobre o CMS e aprender MUITO com todos.

2 comentários em “Sprint Opps CMS em São Paulo – YACOWS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s