Como aprender sozinho na prática sem desanimar?

Quando estamos aprendendo algo geralmente criamos conhecimentos básicos para podermos aplicar em nossas ideias e projetos, crescendo gradativamente, e todos sabem que uma das piores coisas que acontece durante o processo é perder o ritmo e foco, e quando se é autodidata se torna frequente em certos momentos. Mas como podemos aprender de forma eficiente?

Já citei diversos links que acho interessantes, tanto é que comentei sobre quais aspectos estava falhando em meu aprendizado, e falei sobre criar 180 sites em 180 dias, projeto formidável da Jennifer Dewalt que saiu completamente de sua área de design para aprender a programar totalmente na prática.

Por e-mail perguntei a ela sobre o processo de aprender sozinha, quais foram as dificuldades e os desafios que encontrou. Deixo abaixo um breve questionário e também convido a todos verem seus projetos como foram evoluindo gradativamente, com simples alterações e aplicações reais no mercado de trabalho.

Jennifer, quando você teve vontade de aprender a programar? E porque 180 sites em 180 dias?

Meus conhecimentos são sobre arte e o que originalmente me levou a ela foi a habilidade de explorar como as pessoas se comunicavam. Comecei envolvida em projetos de tecnologia há alguns anos atrás, em sua grande parte fazendo wireframes e design gráfico. No começo estava apenas interessada sobre o que acontecia se nós usássemos tecnologia como a internet para nos comunicarmos, mas não muito depois de perceber que realmente eu desejava criar ferramentas que facilitasse essa comunicação.

Então decidi que desejava aprender a programar, mas não tinha a menor ideia de onde começar. Eu sabia que em alguma hora seria capaz de criar em grande escala, dinamicamente e interativamente websites, mas enfrentar uma tarefa tão grande foi esmagador. Então tive a ideia de criar um monte de pequenos sites como forma de rapidamente criar e devenvolver minhas experiência em programação. Escolhi 180 porque 3 meses pareciam muito curtos e um ano era um caminho muito longo.

tumblr_inline_mvet73142Z1rh0muy

Uma das dicas que dou é criar um blog compartilhando as experiências do seu aprendizado e escrevendo o que aprendeu em uma semana, por exemplo, e sua iniciativa falando sobre o processo foi ótima, mas permanecer motivada é muito difícil, então de onde veio sua inspiração e motivação?

Transformar meu processo de aprendizado público definitivamente me ajudou a permanecer motivada, especialmente logo nos primeiros dias de projeto. E também tendo objetivos bem claros para cada dia ajudou a permanecer bem focada e não ficar sobrecarregada.

Qual foi a coisa mais difícil que encontrou no seu aprendizado autodidata, e entregar obrigatoriamente um site por dia pode ser frustrante, nos diga um pouco sobre sua jornada?

Uma das coisas mais difíceis sobre trabalhar em um projeto solo é você ser seu próprio sistema de suporte. Ninguém pode realmente entender o que você deseja fazer, então quando se vê bloqueado, deve-se arranjar um modo de se livrar desse estado. Não importa quão legais e compreensivos seus amigos e familiares são, quando você tem um bloqueio a única pessoa que que pode te ajudar é você mesmo para superar isto.

Cada projeto é diferente, quem são suas referências e onde você geralmente procura para aprender algo?

Sobre onde consigo minhas ideias, geralmente me inspiro sobre o que estava trabalhando e os conceitos que queria criar na próxima depois. Por exemplo, quando eu queria aprender mais sobre API’s, tentei pensar em ideias de um site que precisasse uma informação de fora, como por exemplo o clima agora.

tumblr_inline_mtq20yEW2a1rh0muy

Quais lições você carregará em sua nova carreira que aprendeu depois de 180 dias? E quais dicas você poderá indicar para quem deseja começar agora?

O melhor conselho que posso dar a alguém que deseja aprender a programar é pensar pequeno e criar um pouco a cada dia. Você pode não entender tudo o que se passa agora mas isso é normal. Apenas se concentre em continuar persistindo e alguma tudo isso fará todo o sentido.

Vejam outra entrevista mais completa(inglês)que ela respondeu.

E a última que darei esse ano é o blog do amigo Anderson Parucker que acompanho há um bom tempo e percebi esses dias que errei em nunca ter colocado um link de seus excelentes artigos, como pode exemplo em como se tornar autodidata.

Anúncios

3 comentários em “Como aprender sozinho na prática sem desanimar?

  1. Salve! Salve! Grande Eric!

    Esse post me ajudou muito! Obrigado também Jennifer!
    Projetos tão grandes em pouco tempo são fáceis de perder o foco, mas ela conseguiu.
    Uma dúvida:
    YOUR SITES ARE FUN! =) I HAVE FUN WITH THEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s