2 anos de Aprendendo Python

1218487_51615326

Cacetada, já fazem 2 anos que esse blog existe. Parece que foi há muito pouco tempo que comecei minha empreitada no mundo do Python. É algo engraçado que quando comecei era algo completamente despretensioso, e nunca imaginei que mudaria minha vida completamente.

Quando iniciei trabalhava como consultor de vendas de materiais de papelaria, apenas um cara a mais interessado por programação, entusiasmado com tudo e todos. Não é a toa que o primeiro post era sobre o Guia de iniciantes a programação, pessoas assim como eu. E pode ver que tem artigos de Fireworks e e-commerce, no começo era apenas um blog meu, não uma referência em Python.

Gostaria de compartilhar com vocês todas as mudanças que ocorreram durante esses anos, mas esse post teria o comprimento da maratona de São Silvestre, mas realmente olhando para trás e vendo os artigos, começo a me lembrar dos aprendizados e amigos que fui fazendo ao longo do caminho.

Tem artigo de comunidade, mercado de trabalho, frameworks web Python como Django, Web2py, Bottle, Flask, Plone e outros, produtividade, motivação, foco, frustração, e diversas outras. Coisas que tive interesse e passei durante esse tempo. E se olharmos bem, desde o primeiro post(74 contando com esse), é quase uma timeline do que aprendi e vivenciei.

Mas o que é mais engraçado é que o que fazemos hoje só terá sentido daqui a algum tempo, e que aos poucos fui conhecendo histórias de pessoas que o blog ajudou, e pessoas que me ajudaram a construir e manter esse blog. Se não fosse por isso não tinha conhecido pessoas do mundo inteiro, não tinha viajado, não tinha aprendido tanto e enriquecido minhas ideias e pensamentos.

Por diversas vezes pensei em largar o blog, fazer outra coisa. Sei lá, voltar a ser consultor de vendas de novo, trabalhar com help-desk, não sei, já passou milhares de coisas. Mas a cada vez que penso em dar um passo para trás, me aparece uma história nova e reacende minhas esperanças e minha motivação volta a tona.

Por exemplo uma história engraçada que os pontos fazem muito sentido hoje nesse aniversário.

Se não tivesse livre para poder viajar a Porto de Galinhas, não tinha ido a Python Brasil, e não tinha conhecido o Robson. O Robson é um dos organizadores da Rupy São José dos Campos. Nisso não teríamos contato e não conseguiria o desconto no ingresso para a galera, sendo que o Carlos Glória não teria possibilidades de ir ao evento com o preço normal.

Conhece o Carlos, veja sua história:

Se o Carlos não tivesse ido, não teríamos essa história gravada no evento, e se ele não estivesse presente, ele não tinha ganhado esse kit de Arduíno e Raspberry Pi para continuar seus estudos.

E esse hangout foi a mesa de bar com Python, outra coisa que não tinha qualquer sentido, mas que a galera curtiu muito, e ajudou algumas pessoas que fiquei sabendo depois. E por coincidência havia ganhado um ingresso do Renzo em uma promoção, mas como já havia comprado, cedi para o Hugo, e sei que foi de muita ajuda.

Tudo isso foi algo natural, despretensioso,  mas que causou um grande impacto para muitos, que até agora não fazia muito sentido. Tenho diversas outras histórias interessantes que gostaria de compartilhar, mas também não cabem aqui, mas estão todas em meu s2 ;).

Coloque aí nos comentários o que esse blog já te trouxe de bom, de ruim, o que influenciou, ajudou, sei lá, qualquer coisa. Tem muitas coisas que não faço a menor ideia e quando vejo, tem um grande impacto.

Um abraço a todos que acreditam no trabalho do blog de ajudar o máximo possível com a comunidade, espero que esse trabalho seja persistido e que mais histórias fantásticas sejam criadas.

3 comentários em “2 anos de Aprendendo Python

  1. Nossa: Se for pra flr tudo vou demorar muito, e o pior é que nem gosto e nem sei resumir, na verdade gosto mesmo é de flr e escrever…
    “Eric Hideki”, o autor quem eu chamo carinhosamente de “Piolho de Python”, pois na verdade é meu guia prático de links de Python e leio tudo que ele linka.
    Foi minha 1ª referencia no mundo do Python. Já me antecipei e coloquei ele no rol dos meus amigos, pois foi vendo um Hangout que ele promoveu, o “Bar de Python” que resolvi tirar minha cabeça de avestruz e realmente sair da minha toca pra conhecer mais de perto o mundo dos programadores.
    Nesse Bar de Python teve uma palestra de uma pessoa que muito me emociona pelo seu jeito de pensar e pelo seu jeito “free” de empreender o Henrique Bastos…Pra mim personagem fundamental em encontros de programadores e um excelente palestrante, pois bem foi nessa palestra própriamente que resolví extender minha paixão pela programação e com incentivo do Henrique sai pra ir ao prmeiro encontro de programadores que acconteceu em minha cidade São Jośe dos Campos. Não é que o cara estava certo, que deve haver o contato com outras pessoas do ramo pra vc poder crescer, descobrir outros caminhos enfim explorar outros horizontes…
    Providencialmente esse encontro começou com atrazo de quase uma 1 1/2 hora, foi tempo sufuciente pra ver que Pythoniztas não eram muito bem vindos num encontro de Microsoft, mas como nós Linuxer’s não temos nenhum preconceito a respeito, muito pelo contrário estava é me divertindo e foi na fila pra ingressar ao evento que conheci uma outra pessoa muito importante “Aninha” que me passou o link do RuPy, que ao vir pra casa fui logo fuçar pra ver do que se tratava, mas não sem antes dar uma olhadela na pgna do Pyhton Brasil promadores do face, lá estava ele o Éric postando o mesmo link… Bem era tudo o que eu queria a possibilidade de conhecer esse pessoal que eu tanto admirava pela sua atuação no mundo dos programadores.
    Put’s na hora da compra do ingresso, deu um contra-tempo não consegui obter resposta de confirmaqção do meu ingresso, fiquei muito abatido mas fzr o que, fiquei quase um mes na tentativa de obter uma resposta positiva, mas não sei porque cargas d’agua não obtive exito…Me bateu aquele medo de comprar novamente e não dar certo , comentei com o Éric, que me garantiu que conhecia o pessaol da Toptal e da Desigina e que poderia compra-lo sem problema que tinha acontecido algum erro, e o dia do evento ja se aproxiamando e eu loco pra participar, qdo ja estava no limite tentei a compra novamente o Éric ja tinha conseguido mais uma promoção e tinha conseguido abaixar pela metade o preço. comprei e recebí a confirmação minutos depois EUREKA ia participar…
    Foi d+…vlw muito, mas muito mesmo tranformou minha vida, pude dar a eles Éric, Henrique, Pº Massa o feedeback de tudo de bom que tinham feito a mim e a importância dos seus feitos para pessoas como eu, fui recebido com muta atenção e não pararam por ai não, eles não se deram por satisfeitos, ao comentar com eles que atravez deles eu tinha achado minha praia de desenvolvedor e conhecido o Arduino e o Raspbarry Pi, e que eu estava pretendendo adquirir um pra começar meus estudos, um deles logo se adiantou e falou, tenho um que recebí de uma empresa vou te mandar…Ele não tinha obrigação nenhuma de me mandar, mas cumpriu, e adiantou meus estudos pois eu ia demorar pra poder adquirir um kit completo do jeito que ele me mandou é só ver… E ainda graças ao ingresso ofertado pelo Renzo ao eric que não o deixou guardado e ofertou-o ao Hugo pudemos nos encontrar no RuPy 20 anos depois…Vlw Érci Hideki.

  2. Muito legal ver o relato seu e o do Glória. Sempre bom saber que a comunidade faz bem a seus participantes. Então bora fazer uma Python Brasil cada vez melhor para impactarmos cada vez mais gente!

  3. To chegando ao mundo Python agora, vindo do Mundo Java, e louco pra aprender essa nova linguagem. Conhecendo os nomes de caras como você e o Henrique, me iterando das coisas. Legal saber que você comecou a pouco tempo, me da mais anima na empreitada. Vou ler todos os posts do blog e começar de vez !!

Deixe um comentário

