A diferença de querer realmente algo transforma sua perspectiva de vida e sucesso

1431094_29487060

Quais dessas frases você já não ouviu de amigos:

Queria fazer algo mas:

– Falta tempo;
– Falta dinheiro;
– É muita coisa para aprender;
– Falta talento;
– E diversas outras.

Sem desculpas

Tudo isso é mentira. São razões falsas para enganar a mente para se conformar com a situação atual. Não vou dizer que são motivos, até porque motivos são, em grande parte, razões imutáveis, e essas definitivamente não são.

Para dar um pouco de contexto, adoro esse vídeo falando sobre o quanto você deseja ter sucesso.

E ouço bastante coisas do tipo: “Gosto muito de Python, mas não sou pró-eficiente.”, “Gostaria muito de trabalhar com Python.” ou “Acho Python muito bom, talvez um dia eu aprenda”.

Isso não se aplica a Python, se aplica a qualquer coisa na sua carreira de desenvolvimento. O Bruno Tikami em sua palestra na Python Brasil 2013 fala sobre isso, para fugir da situação de conforto atual, é necessário sacrificar algumas coisas para poder alcançar uma posição melhor em sua carreira.

Pessoas “fora da curva” criam formas de adquiri conhecimento. Se está na internet e lendo esse texto, tenho fé que tenha plenas forças para que alcance seus objetivos.

Como o Roberto Shinyashiki diz:

“Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.

Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.

O sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem.

Mas para obter um resultado diferente da maioria… você tem que ser especial!

Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.

Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.

Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois…

Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.

Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA.”

 

Então vamos retomar as desculpas acima:

– Falta tempo;

Realmente falta tempo? Não poderia abdicar uma hora do seu dia para estudo? Se não houver disponibilidade durante a semana, pelo menos uma hora, meia hora, qualquer hora do seu dia? Realmente dentro de 7 dias por semana não há qualquer forma?

– Falta dinheiro;

Cursos de boa qualidade estão espalhados pela internet, basta colocar o nome do curso + “Grátis” e tenho certeza que algo encontrará, ou no mínimo um blog ou portal com informações para poder pesquisar. Ou senão, bibliotecas em sua cidade, livros online, vídeo-aulas, YOUTUBE!

Fontes de estudo não faltam, e dinheiro para investir não é necessário. Mas claro, cursos podem ajudar bastante, mas vai de você e suas necessidades.

Já dizia Vinícius Teles em sua palestra:

– É muita coisa para aprender;

Mas se não houver o primeiro passo, como é que pode chegar ao objetivo?

Não adianta ver uma vaga com 400 requisitos, tem que pensar: “Bem, esses aqui acredito que sejam os essenciais, será que através do essencial, o restante não posso aprender na prática lá?” ou “Será que existe um material online que possa estudar e mandar para o pessoal dar uma olhada e submeter a vaga?”

– Falta talento;

Todos nascemos com talento para algo, mas para esse talento ser visível é necessário muito treinamento, exercícios e prática. O Vinícius Assef escreveu um post para aqueles que falam que gostaria de aprender Python.

http://aprenda-python.blogspot.com.br/2014/02/o-que-voce-sugere-para-eu-me.html

Deu para perceber algo? A diferença das pessoas de sucesso a você é que conseguem eliminar o máximo de barreiras e correr atrás, não ficar criando desculpas. E outra coisa muito importante é em relação ao sucesso, no qual sucesso é uma palavra que se aplica a diversas perspectivas, a relação “Quanto maior o salário == Sucesso” é uma farsa. É necessário definir, o que é sucesso para você.

Se você chegou ao final desse post, tenho certeza que parou para pensar em algumas coisas que estão sendo postergadas há um bom tempo. Sim, essas são coisas que você “meio” que quer.

É necessário foco, disciplina, dedicação e um pouco de sacrifício. Não é assim nos vestibulares? Por que não podemos aplicar para a vida toda?

Sylvester Stallone falou algo que não é mentira:

O Henrique Bastos em sua palestra no Rupy 2014 fala sobre sua experiência de sair de uma vida ‘regrada’ para viver de freelancer.

E você, o que anda postergando? Nunca é tarde para começar. Coloque aí nos comentários algo que lembrou agora e irá correr atrás.

Obs: Claro que isso não se aplica a tudo, cada pessoa tem uma história e necessidades de vida, mas acredito fielmente que, com esforço, não haverá algo que impeça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s