O que você aprendeu depois de ler e assistir a esses links?

O que diabos aconteceu com a GERAÇÃO Y?!

Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você.

“Todos os dias faça alguma coisa de que você tem medo.” Eleanor Roosevelt

Do Django Girls SJC ao DjangoCon Europe

Leandro Karnal | Minha Felicidade depende de mim

Anúncios

Como melhorar meu código em Python, tornando o mais pythonico, legível e fácil de dar manutenção?

Assisti a palestra do Raymond Hettinger sobre qualidade, legibilidade e discussões sobre a PEP 8.

A indico para aqueles que, assim como eu, tem conhecimentos intermediários em Python e deseja transformar seu código mais pythonico.

Para ser sincero, acho que todos devem assistir isso.

Mas o ponto mais legal e que quero compartilhar é essa lista de propostas de como criar códigos Python pythonicamente, de forma mais explícita e performática.

Quais ferramentas os desenvolvedores utilizam que não podem faltar?

Essa semana formatei meu notebook, e com isso perguntei no twitter para uma galera sobre quais programas que não poderiam faltar.
E acabei percebendo que uma das coisas que o pessoal tem dúvidas é sobre o que o pessoal utiliza no dia a dia, nisso meus amigos falaram as ferramentas que utilizam no dia a dia para desenvolver suas aplicações.

Veja o que o pessoal diz:

Ps: Sei que ficou meio zoado pq sempre aparece meu primeiro tweet, mas essa foi a única forma que o wordpress gratuito recebeu os tweets. My bad.

https://twitter.com/romulocollopy/status/659737691165212672

Os ciclos da vida e o amadurecimento involuntário

Tenho uma mania: Revejo alguns vídeos diversas vezes ao longo do tempo.

Aí você se pergunta: Mas porque isso?

Ciclos da vida

Querendo ou não, todos passamos por ciclos. Como a própria Wikipédia diz:

Ciclo de vida é o conjunto de transformações por que podem passar os indivíduos de uma espécie para assegurar a sua continuidade.

Passamos por diversas transformações ao longo do dia, a cada hora, minuto ou até segundos.

É algo involuntário, não temos como controlar, e isso nos afeta diretamente em nossos pensamentos, atos e sentimentos. Aos poucos, com todos esses ciclos passando por nós, é natural acumularmos experiências, e com elas iremos amadurecer.

O amadurecimento involuntário

Por exemplo, tem alguns vídeos que revejo de vez em quando e irei falar um pouco sobre cada um deles.

How badly you want to be sucessful

Esse vídeo me mostrou que se desejamos realmente algo, a determinação e o foco são fundamentais, independente do que seja.

Se você quer algo, simplesmente corre atrás. Não pensa no que pode dar errado, se dará certo; Simplesmente vai lá e faz. Se esquecermos tudo o que é de ruído e procrastinador, veremos que o que desejamos não é algo de outro mundo.

Vagas de Python – Vinícius Assef

O Vinícius não faz apenas uma reflexão sobre o mercado de Python, ele fala sobre diversos aspectos sobre escolhas na vida. Me mostrou que antes de me preocupar em ser o melhor programador do mundo, é necessário primeiramente ter opiniões e ideias, qualidades fundamentais em qualquer coisa.

Lifestyle

A cada palestra do Henrique aprendo algo novo. Muitas das loucuras dele também passam pela minha cabeça. O tempo é algo muito precioso que não podemos desperdiçar nenhum milésimo. É mais caro perder tempo do que dinheiro, até porque dinheiro recuperamos, tempo não.

Então focar em coisas que realmente façam sentido para você é fundamental para sua realização pessoal e profissional.

Por coincidência ele escrever há poucos dias falando a respeito disso: http://henriquebastos.net/oportunidade-ou-distracao/

No excuses

Todos nós já fizemos isso. Se não queremos algo, inventamos desculpas. Até porque não nos sentimos bem em falar que não queremos, criar desculpas é muito mais fácil.

E seus planos que você sempre deixa pra frente? Será que realmente não tem tempo? Até porque você vê aquela pessoa fazendo milhares de coisas e a quantidade de tempo (24h) é igual para todos. Como consegue?

É mais fácil gerenciar tempo do que dinheiro.

Tempo todos nós temos. Dinheiro nem tanto.

Enfim…

Esses vídeos tem significados diferentes a cada momento que assisto. Tudo isso tem a ver com o que aprendi nesse intervalo de tempo, onde começo a rever o que se passou e novos significados que os vídeos trazem.

Se parar para avaliar o que mudou de lá pra cá, você verá que seus ciclos mudaram e sem querer houve um amadurecimento interno.

Você consegue enxergar isso? Conte nos comentários seus ciclos e vídeos marcantes. 🙂

O impacto da síndrome do impostor nos profissionais de TI

A área de tecnologia é uma das que mais crescem no mundo. A todo momento surgem inovações e novidades que mudam completamente nosso cotidiano. E com isso são necessários profissionais especialistas em cada assunto. Mas e quem não é especialista, como ele se sente?

Por incrível que pareça, muitas pessoas podem estar com a síndrome do impostor e não sabem.

Mas o que seria isso? Para exemplificar melhor, deixo dois textos muito bacanas que ilustram bem esse sintoma:

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/189/noticias/voce-ja-se-sentiu-um-impostor

http://www.papodehomem.com.br/esta-se-sentindo-um-impostor-voce-nao-esta-so/

Muitos ouvem falar dos desenvolvedores “Rockstar”, aqueles que se destacam pelas suas atividades comunitárias, seja escrevendo artigos, ou dando palestras mundo afora, onde são considerados referências no assunto. O Diego Eis escreveu a respeito sobre essa ideia – http://tableless.com.br/nao-seja-o-proximo-zeno-rocha/. Mas algo que o Zeno relata em outro texto (https://medium.com/@zenorocha/ser-popular-e-uma-merda-b739836e4407) é algo que algumas pessoas podem não perceber:

Lembre-se sempre:popularidade é diferente de competência. Só porque alguém é referência em determinada área, não quer dizer que essa pessoa é melhor tecnicamente que você. De novo, pode parecer clichê mas a gente esquece disso o tempo todo.

E pelo fato de que há pessoas mais articuladas no mercado, que sempre dão as caras em eventos, não quer dizer que o que dizem seja mais importante do que você tenha a dizer.

Assim como a história do Python, a linguagem não foi feita apenas pelo Guido Van Hossun, foi feita por diversas pessoas que tinham o interesse genuíno de compartilhar e colaborar com algo que achavam interessante.

O vídeo abaixo mostra um pouco sobre a história do Python, onde o Guido encaminhou um e-mail para um grupo de amigos e todas as interações feitas são e-mails trocados e projetos que foram nascendo nesse meio tempo.

Não foque nos resultados, foque no processo!

Para chegar em algum objetivo, independente do que for, é necessário o primeiro passo. E o medo do fracasso, como descrito nos textos, é maior do que sua coragem de começar as coisas.

Com isso, é necessário foco e realmente querer, com isso, deixo novamente dois links muito importantes:

http://mel-meow.com/uma-longa-noite-aprendendo/

Conclusões

Muitos tem medo de compartilhar aquilo que sabem, pois o medo das críticas é enorme. Isso é normal e não tem problema algum com isso, mas saiba que o pouco que sabe pode mudar a vida de outra pessoa. Por isso, não deixe de interagir e compartilhar.

Ninguém nasceu sabendo. É meio clichê isso mas nós sempre esquecemos. Tudo leva tempo, e se a pessoa tem bastante capacidade, tenha certeza que isso levou tempo, e porque não podemos, aos poucos, também alcançar essa mesma capacidade? Até porque, precisamos de apenas 20 horas para aprender algo.

Conhece alguém que já teve a síndrome do impostor ou você já teve? Deixe nos comentários como foi constatar o problema e quais foram as soluções que encontrou nesse tempo.

O email que mandei para a comunidade do Grupy-SP

highres_439842687

Olá pessoal, tudo bom?

Antes de tudo, gostaria de agradecer a presença dos participantes do nosso encontro de ontem, foi show de bola. E também um agradecimento especial aos nossos palestrantes, o conteúdo apresentado foi de altíssima qualidade.

Com isso, gostaria de pedir seu feedback. Não deixe de comentar, sua opinião é indispensável!

http://www.meetup.com/pt/Grupy-SP/messages/boards/thread/49108985/#128267903

Aqui estão os slides e os contatos dos palestrantes:

https://github.com/grupy-sp/encontros/blob/master/2015-07-7comm.md

E as fotos:

http://www.meetup.com/Grupy-SP/photos/26269408/?_locale=pt

Este é um email muito importante. Ele é importante pois algumas coisas que irei falar podem mudar sua maneira de como olhar o Python e sua comunidade.

Antes de tudo, por que existe eventos de comunidade? O meu amigo Carlos Glória vai exemplificar:

https://www.youtube.com/watch?v=_epbbR4EtYw

Eventos de comunidade podem mudar a vida de uma pessoa. Por isso nos esforçamos para que haja esses encontros.

Algo que foi muito legal é saber que houve grande adesão de novos membros. Sejam muito bem vindos!!

Não gosto de fazer muito jabá do meu blog, mas para os iniciantes que tem interesse em saber um pouco mais sobre Python e sua comunidade, acredito que não há lugar melhor.

https://ericstk.wordpress.com/2015/02/16/guia-para-iniciantes-a-programacao-em-python/

Nesse artigo junto podcasts falando sobre a linguagem, sua história, o que ela faz e outras coisas. Logo após falo de cursos gratuitos, livros e etc. Dê uma lida com calma e depois comente sobre o que achou.

Depois disso, o convido a participar das redes sociais da comunidade e comece a trocar ideias e dúvidas:

https://groups.google.com/forum/#!forum/grupy-sp

https://groups.google.com/forum/#!forum/python-brasil

https://www.facebook.com/pythonbrasil

https://www.facebook.com/grupysp

Twitter: mesmos nomes

Slack: https://grupysp.herokuapp.com/

http://wiki.python.org.br/

Considerações finais:

Se tiver interesse, organize seu próprio encontro de Python, veja mais em: https://github.com/grupy-sp/encontros

Participe da Python Brasil, nosso maior evento nacional de Python. É imperdível! – http://pythonbrasil.github.io/pythonbrasil11-site/

Veja o que falei do evento – https://ericstk.wordpress.com/2014/11/09/python-brasil-10-porto-de-galinhas-recife/

Palestre! Ninguém sabe tudo na vida, então o pouco que você acha que sabe vale muito para outra pessoa. Não deixe de contribuir com suas histórias.

Quer um exemplo para verem que não estou mentindo?

https://parucker.wordpress.com/2015/02/18/ela-quer-respirar-quer-ter-sucesso/

Bônus: https://ericstk.wordpress.com/2014/12/23/como-foi-meu-ano-com-python/

Depois a gente senta em alguma mesa de bar e conto mais sobre essas coisas malucas.

Qualquer dúvida, nossos (Meu e do Diego) estão aí. Mande um email e vamos trocar ideias.

Grande abraço!

 

O que você está fazendo de errado na sua carreira de programador

O que você está fazendo de errado em sua carreira de programador

Cada pessoa é um indivíduo único, onde as formas de absorver informações são dos mais variados tipos. Por isso este blog busca diversas formas de ensino, seja através de cursos, tutoriais, artigos ou videoaulas. Mas isso não basta.

O que aprendi sobre aprender

Por que todo mundo está com pressa? E como aprender a programar em 10 anos.

O que está ficando óbvio a cada dia é que poucos sabem os caminhos a serem traçados, seja iniciantes ou quem já está na área há um bom tempo. Isso porque não conseguimos distinguir nossos momentos de escolhas. Mas o que são escolhas?

Como me tornar excelente naquilo que faço?

By Klaus Wuestefeld

1) Torne-se excelente.

Seja realmente bom em alguma coisa. Não fique só choramingando ou querendo progredir às custas dos outros. Não pense q pq vc sentou 4 anos numa faculdade ouvindo um professor falar sobre software q vc sabe alguma coisa. Jogador de futebol não aprende a jogar bola tendo aula. Ele pratica. Instrumentistas geniais nao aprendem a tocar tendo aula. Eles praticam. Pratique. Chegue em casa depois do trabalho e da aula e pratique. No final de semana, pratique.

Crie seu próprio virus, seu próprio jogo, seu próprio SO, seu próprio gerenciador de janelas, seu próprio webserver, sua própria VM, qualquer coisa. Várias coisas.

Não precisa ser só programação. Pode ser networking, vendas, etc. Só precisa ser bom mesmo. Tenha paixão pela coisa.

As melhores praticas do mercado são polinizadas primeiro nos projetos de software livre. Aprenda com eles.

Discípulo, Viajante, Mestre: Primeiro seja um discípulo, tenha mestres locais, aprenda alguma coisa com alguém realmente bom, qq estilo. Depois viaje, encontre outros mestres e aprenda o estilo deles. Por fim, tenha o seu estilo, tenha discípulos, seja um mestre.

Vou fazer o curso da Mary Poppendieck em SP semana q vem e qdo tiver o curso de Scrumban do Alisson e do Rodrigo quero fazer tbem.

“Torne-se excelente” também pode ser chamado de “Melhoria Continua” ou “Learning”.

2) Não seja deslumbrado.

Desenvolvimento de software é a mesma coisa há 60 anos: modelo imperativo. Há 30 anos: orientação a objetos. Bancos de dados relacionais: 30 anos. (“Web”, por exemplo, não é uma tecnologia ou um paradigma. É meramente um conjunto de restrições sobre como desenvolver e distribuir seu software).

Não corra atras da ultima buzzword do mercado. Busque a essência, os fundamentos.

Busque na wikipédia e grokke: determinismo, complexidade de algoritmos “O()”, problema de parada de turing. Pronto, pode largar a faculdade. Falando sério.

Trabalhe com software livre. Não dê ouvidos a grandes empresas, grandes instituições ou grandes nomes só pq são grandes.

Vc acha q vai aprender mais, ter mais networking e mais chance de alocação no mercado trabalhando em par comigo no Sneer por um ano, 8h por semana, ou passando 4 anos na faculdade, 20h por semana, pagando sei la qto por mês?

Vc acha q vai aprender mais trabalhando em par com o Bamboo 6 meses na linguagem boo e na engine do Unity ou fazendo um ano de pós em “a buzzword da moda”?

“Nao seja deslumbrado” tbem é conhecido como “Coolness”.

3) Mantenha-se Móvel.

Com a demanda q temos hoje no mercado, se vc é desenvolvedor de software e n consegue negociar um contrato com uma empresa onde vc é pago por hora e pode trabalhar qtas horas quiser com um minimo de meio periodo, vc precisa rever a sua vida.

É melhor ter dois empregos de meio-periodo q um de periodo integral, pq vc pode largar um deles a qq momento.

Vc nunca vai conseguir nada melhor se não tiver tempo, se não tiver disponibilidade pra pegar algo melhor qdo aparecer.

Vc sustenta seus pais e 7 irmãos? Não. Então para de ser ganancioso e medroso no curto prazo, para de pagar facu, mestrado, pós, MBA, sei-la-o-q e vai aprender e empreender.

Trabalhe remoto. Não é o mais fácil, mas é perfeitamente possível.

Não fique reclamando q está trabalhando demais. Aumente seu preço e trabalhe menos.

4) Emparceire-se Promiscuamente.

Participe de dojos, de congressos, de projetos de software livre. Tenha amigos, colegas, conhecidos. Seja conhecido. Não faça ruído em seis projetos e doze fóruns. Ajude de verdade em um ou dois projetos de cada vez. Ao longo do tempo, vc terá ajudado em vários projetos, trabalhado em varias empresas.

5) Mentalidade de Abundância.

Ajude seus amigos sem cobrar (a “camaradagem” do Vinícius). Dê palestras gratuitas. Cursos gratuitos. Participe de projetos de software livre.

Pare as vezes uma tarde pra receber um amigo seu e explicar seu projeto. Vá visitar seus amigos nos projetos deles. Viaje com algum amigo seu pra visitar um cliente dele, só pra conversar e fazer companhia.

Vc tem um espaço onde dá cursos? É uma Aspercom, Caelum da vida? Chama os brothers p dar curso. Porra, bola um modelo em q as pessoas podem se inscrever para cursos variados, pagando um sinal, e mantém tipo uma agenda pre-combinada: “Será numa terça e quinta a noite, avisadas com duas semanas de antecedencia”. Se rolar, beleza, se depois de meses nao der quorum, devolve o sinal. Pode ser curso de Prevayler, de Kanban, de Scrum, de Lean, de Comp Soberana, de Restfulie, de Cucumber, de Rails, de Teste Automatizado Mega-Avançado, qq coisa.

Chame amigos seus pra dar curso em dupla com vc. Divida clientes.
Divida projetos, mesmo q não precise de ajuda.

Dizia o pai de um brother meu de infância: “Tudo q custa dinheiro é barato.”

6) Busque modelos de custo zero.

Trabalhe em coisas q tem custo administrativo/burocrático/manutenção zero. Por menos ganho q tragam, depois de prontas, estarão tendo uma relação custo/beneficio infinitamente vantajosa.

7) Ganhe notoriedade.

Faça coisas massa. Participe de projetos de software livre. Dê palestras gratuitas. Promova eventos (dojos, debates, grupos de usuários, etc).

By Dairton Bassi:

8 – Não tenha medo!

Meta a cara. Arrisque empreender. Arrisque inovar. O que você tem a perder? No máximo um emprego, mas isso pode ser revertido facilmente em um mercado aquecido como o atual. O pior que pode acontecer é não dar certo. Mesmo assim você terá aprendido muito mais do que batendo cartão.
Saia da zona de conforto. Se o seu trabalho estiver fácil e sob controle, isso significa que ele não está mais agregando para a sua evolução técnica e pessoal.

Não desperdice a chance de trocar de função se a nova oportunidade for mais desafiadora. Isso fará você crescer tecnicamente e o preparará para desafios maiores ainda. Conhecer pessoas novas é tão importante quanto manter-se em contato com código.

Não se detenha por insegurança ou pela sensação de despreparo. Como você acha que vai ganhar experiência em alguma coisa se sempre adiá-la?

Deu para pegar algumas sacadas?

Não esqueça de deixar nos comentários o que descobriu. 🙂